top of page
  • Foto do escritorElis Borsoi

Filme "Já era hora" e o que podemos aprender com ele

Atualizado: 9 de jul. de 2023


O drama/comédia italiana "Já era hora" (Netflix, 2023) apresenta o relacionamento entre Alice e Dante. Alice é uma tranquila pintora de quadros e Dante é um estressado profissional viciado em trabalho.


Quando Dante faz 40 anos sua vida começa a desmoronar, pois após esta festa de aniversário ele faz uma viagem no tempo e acorda sempre no dia do próximo aniversário não se lembrando do que aconteceu no último ano. Isso provoca conflito no seu relacionamento afetivo com Alice, pois, além de não se lembrar dos acontecimentos, se dedica pouco tempo para a família e amigo.


Dante viveu no passado conflitos no relacionamento com o pai e depois de adulto vive no piloto automático trabalhando muito e pensa que faz tudo isso para dar a família (Alice e filha) sustento e conforto.


No decorrer do filme, Dante começa a ter insights de que, na verdade, trabalha demais para mostrar para o pai que pode ser melhor que ele e se comporta para atender apenas suas necessidades de ser amado e aceito. Um comportamento inconsciente que lhe custa sua qualidade de vida e principalmente seu relacionamento com Alice e filha.


Quando nascemos temos uma essência única e esta vai se perdendo de acordo com o que vivenciamos principalmente na infância. Para sermos amados, aceitos e não ser julgados criamos ao longo da vida uma personalidade para sobreviver com segurança, assim podemos nos tornar pessoas perfeccionistas, controladoras, conciliadoras, salvadoras, críticas demais, etc. São comportamentos inconscientes que vão se repetindo e, na maioria das vezes, não sabemos a origem.


O autoconhecimento e a ampliação da consciência faz com que entendamos a origem e o motivo de tais comportamentos. Isso faz com que tenhamos maneiras para começarmos as mudanças comportamentais.


Esse filme é uma maneira lúdica de olhar o que motiva uma pessoa a agir da maneira que age e mostra também que nunca é tarde para recomeçar e mudar comportamentos. Mostra a importância de equilibrarmos vida pessoal e profissional para termos qualidade de vida.


Recomendo este filme e espero que tenha muitos insights também.

91 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page